sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Coubertin visitará o Rio em 2016?

Companheiros,

até o horário deste artigo ainda não tinha conhecimento do resultado da escolha para a cidade-sede das Olimpíadas de 2016. Acredito eu, que atualmente na cidade do Rio e com certeza no estado, temos maiores preocupações do que construir estádios e parques aquáticos nababescos. Possivelmente argumentarão sobre a herança que ficará na cidade, e toda aquela esperança típica do povo brasileiro. Mas estou pronto para as críticas. Então, você torce para o Brasil ser escolhido? E você, que comentar após o resultado, acha que teremos condição de sediar um evento desse porte? Acha que é justo a saúde pública e a segurança estarem à beira do caos, e gastarmos milhões em estádios e arenas que em poucos anos estarão completamente abandonadas?

11 comentários:

Amazonia Ramos disse...

Não sou contra o Rio sediar as Olimpíadas por achar que o Brasil está precisando projetar-se e mostrar para o resto do mundo que apesar de tudo, estamos conseguindo superar nossos problemas e temos grandes possibilidades de sermos tão bons quanto os outros países. Embora tenha a consciência de que o dinheiro gasto poderia ser ultilizado para a saúde, vamos torcer que os estádios costruidos sirvam para as crianças carentes praticarem esportes gratuitos.

Tatiana Andrade disse...

Na minha humilde opinião, O Rio De Janeiro NÃO DEVIA sediar os jogos porque além da precariedade na saúde,segurança e educação o povo principalmente não tem maturidade pra isso!E o bom carioca já estava torcendo pra que isso acontecesse apenas para perder (não só hoje) o dia de trabalho!Estão fazendo disso um grande circo!O que me leva a concluir,não sem argumentos,que os cidadãos que torceram por este grande evento não tem a mínima preocupação com o envolvimento histórico e sim com o churrascos provenientes dos jogos olímpicos.

Obs:Finalmente vão ter algum motivo pra usar aquela tão famosa e cara "vila panamericana"!

Rafael disse...

Ah, nem tem comentário... Até um comuna percebe a merda que é, ou pode ser, essa coisa de sediar Olimpíada. Espero que as obras ajudam a modernizar a cidade do Rio e que a imagem que a nova sede passe seja muito boa, mas ainda assim, fico muito triste por todo resto do maquinário estatal, que vai ser esquecido e vai continuar tendo números ridículos, como o salário do professor... Bem, é só. Essa escolha tirou até o ânimo pra comentar.

Mosquito

Anônimo disse...

Vocês não entendem...
Infelizmente, a nossa opinião não importa. O que vale é o "LEGADO".

Obs: LEGADO deve ser a nova chave para "DINHEIRO SUJO"!!!

É simples enteder os interesses políticos, vou explicar: QUE POVO NADA!!! FARINHA POUCA, MEU BOLSO CHEIO DE DINHEIRO PRIMEIRO!!!

PARABÉNS BRASIL!!!

Unknown disse...

Esses eventos são uma boa forma de desviar a atenção da população para os problemas do Brasil, como problemas sociais, de corrupção, educação, etc, além do mais, a cidade carece de diversas coisas em que o capital poderia ser investido, exceto o setor de turismo, que será bastante beneficiado com as olimpíadas.

Taco disse...

Discordo totalmente de vc Tatiana Andrade.Povo sem maturidade? Que imaturidade vc pode ver num povo que mesmo nas tuas peculiaridades sempre continua lutando a cada dia. Povo sem envolvimento histórico? Não podemos usar a História para justificar nossas opiniões do presente isto é "Anacronismo". Não podemos achar só porque estamos com a bunda sentada na cadeira de uma universidade somos os "Superiores" e o povo uns "idiotas" este é o velho discurso ultrapassado de Platão. Como afirmou Antonio Gransci o povo também constitui uma massa de intelectuais orgânicos, vocês que se dizem comunistas deveriam conhecer. O Brasil tem seus problemas todos já sabemos, mas esta olimpíada não pode ser tratada como obstáculo para o desenvolvimento do país , e sim, como um investimento que não será a solução dos nossos problemas mas trará benefícios para todos.

J. Xavier disse...

Caro Taco,

peculiaridades??? Sou brasileiro, não sou da academia e mesmo assim acho que o brasileiro é a personifcação da peculiaridade. Você deve estar se referindo a outro povo brasileiro, perdido em algum lapso temporal. De forma categórica, apóio as colocações da Sra. Tatiana, pois conheço as mazelas da saúde pública, da segurança da minha cidade, tanto quanto qualquer um que já ficou em meio a uma violenta troca de tiros na Av. Brasil, e não falo isso, observando exemplos dos outros. Falo por experiência própria. Portanto, meu caro, não me contentarei com esse "me engana que eu gosto" que irá se transformar o ano de 2016. Não vou tolerar o uso do dinheiro público de forma errada achando que no final vai dar tudo certo. Se o povo não parar de fazer churrascos às custas de qualquer escalafobética comemoração, estaremos fadados a procurar atendimento médico no Estádio Olímpico e prestar queixa de um furto na Vila Olímpica.

Grato.

J. Xavier

Peter Garcia disse...

Então...se as obras feitas para as Olimpiadas fossem aproveitadas posteriormente para o incentivo de jovens carentes na prática de esportes seria positivo,mas como não aconteceu depois do Pan...nao acontecerá. Mas lembro que mais importante do que tais obras seria o incentivo á saúde e principalmente à educação.
Esse é o nosso Brasil...BAGUNÇA E REGRESSO!

Anônimo disse...

Eu acho que as olimpiadas serão bastante benéficas para o Rio de janeiro. Para a sua realização sera criada uma infra estrutura, que apos os jogos olimpicos ficara para o rio de janeiro. Eu nao sei se as pessoas que estão comentando neste blog, viram a proposta para o rio de janeiro, creio que nao, pois se tivessem visto nao estariam fazendo esse tipo de comentario, como que o rio de janeiro precisa de na verdade segurança, para os mal informados, a estimativa é que o numero de policiais salte de 32.000 para 64.000, é plano para as olimpiadas tb criar uma sede unica entre as policias, fora investimentos em treinamento e equipamento ja que é necessario uma maior especialização dos policiais para olimpiada, é plano tb aumentar consideravelmente o numero de cameras espalhadas pela cidade, criando um sistema similar a cidade de londres, a cidade de boston e outras que com esse sistema adotado diminuiram o numero de crimes em quase quarenta por cento. discute se mto quanto ao real legado deixado pelas olimpiadas para o rio de janeiro, mas é incontestavel que este sera enorme, como exemplo a rede de transporte tao deficitaria no rio de janeiro vide os ultimos dias, será consideravelmente ampliada, como tb a rede hoteleira, tdo ano o rio de janeiro perde um numero consideravelmente grande de turistas, seja no carnaval seja no ano novo, por nao ter uma rede hoteleira capaz de comporta tdos, isto significa menos dinheiro entrando. este sera um problema que vai acabar. Lembrarei tb a importancia no cenario da mundial de uma olimpiada para o brasil, esta reforça a liderança geopolitica brasileira dentro da america latina, como atrai a visao do mundo inteiro, para o brasil, e por consequencia atrai tb investimentos. Enfim as olimpiadas trarao mtos beneficios, e de comentarios de que o brasil precisa de saude e educação o brasil ja esta cheio .

Anônimo disse...

Pessoal, pense pelo lado positivo, já que em 2014 teremos a Copa e em 2016 as Olimpíadas, vamos enforcar 2015!!!

Diogo Pedro disse...

Grande coisa! o efetivo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro é maior do que o efetivo da Marinha de Guerra do Brasil e, assim mesmo não dá conta de policiar o Estado e diminuir os índices de crimimalidade. Acontecerá o mesmo que aconteceu durante a realização do Pan. Obras faraônicas (a custa de dinheiro público) como o Parque Aquático Maria Lenk, que agora não tem serventia alguma (serve de criadouto para o mosquito da dengue, Novamente farão um acordo de cavalheiros entre o Estado e o Narcotráfico para que se mantenha a paz durante os Jogos, a Linha Vermelha será asfaltada mais uma vez no sentido Centro (eles se esquecem que essa via se extende até a Baixada Fluminense. Os problemas serão maquiados, muito dinheiro público ira desaparecer pelos ralos da corrupção e após os Jogos os problemas permanecerão! e o povo, abobalhado irá aplaudir de pé a realização do evento!